O Refúgio Avalon dispõe de 3 trilhas ecológicas, que têm como objetivo promover de maneira divertida a integração ambiental com os visitantes. Além disso, são consideradas instrumentos de educação ao ar livre, buscando transmitir conhecimentos e proporcionar atividades que revelem os significados e as características do ambiente.
Em grupos escolares, por exemplo, essas trilhas serão utilizadas para contar a história de Pirenópolis desde o ciclo do ouro, passando pela agricultura, extração de quartzito e, finalmente, o turismo.
Baixo grau de dificuldade; 900 metros.
Formada por valas criadas pelos garimpeiros na época da extração de ouro (séc XIX), essa trilha conta com Estações de Reflexão, balanços/gangorras, mesas para piquenique, bancos e redário. Além disso, ela dá acesso a uma das maiores atrações da chácara: O Índio Nervoso.
Baixo grau de dificuldade; 300 metros.
Percurso que retrata o modo de locomoção das pessoas que viviam nas propriedades rurais da região antigamente: pulador/passador/pega mulher, colchete, pinguelas e porteiras; e ao final encontra-se a Pedreira Desativada.
Ao percorrer as trilhas, o visitante encontrará uma pedreira desativada que, outrora, foi utilizada para a extração das famosas pedras de Pirenópolis. Aqueles que têm curiosidade em saber como é uma pedreira poderão observar de perto e conhecer melhor a história do seu funcionamento, bem como compreender o importante processo de construção da cidade.